sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Saramago na telona!


Para os fãs do escritor que leram inúmeras vezes seu primor Ensaio sobre a cegueira ou ainda para os que se deliciaram e emocionaram na telona com o Jardineiro Fiel ou Cidade de Deus, uma boa nova: Meirelles está em êxtase na construção de Blindness. O mestre das letras, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1998, e o destaque brasileiro da cinematografia, diretor dos filmes indicados ao Oscar, coincidentemente em 4 categorias, mesclam seu talento numa produção cinematográfica estimada em 20 milhões de dólares.

O filme tem previsão de lançamento em março de 2008 e promete ser uma adpatação fiel da obra do escritor português, que foi sucesso de vendas em todo mundo e traduzida em mais de 25 línguas. A proposta, apresentada ao escritor no final do ano passado, foi não só aceita por ele como conta com seus comentários e opiniões durante a produção. As filmagens foram iniciadas em julho desse ano, em Toronto, no Canadá e ainda passarão por Montevidéu e São Paulo.

Todo em inglês, Blindness conta com um elenco de encher os olhos: Julianne Moore [que diga-se de passagem, eu adoro!] (Filhos da Esperança); Danny Glover (série Máquina Mortífera); Gael García Bernal [lindo, além de talentosíssimo!] (Diários da Motocicleta), Alice Braga (Cidade Baixa), Mark Ruffalo (Zodíaco), além de Sandra Oh (Sideways, Grey's Anatomy), Don McKellar (Clean), entre outros.

Vale ressaltar que o filme é uma co-produção Brasil/Canadá/Reino Unido/ Japão, com produção da Focus Features, produtora norte-americana que tem no currículo nomes de peso como O Segredo de Brokeback Montain, Orgulho e Preconceito e Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças.

Para contar todas as curiosidades, etapas de filmagem e nos deixar numa expectativa ainda maior, Meirelles inaugurou em agosto um blog sobre o filme. Mesmo atualizado esporadicamente [relevemos pois o pupilo está em plena produção] o blog dá uma boa idéia dos bastidores da produção. O segundo post em especial é bem interessante. O diretor conta sobre um jantar entre ele, o produtor NivFishman, o roteirista Don McKellar e Saramago. "Saramago é um homem alto e muito em forma para seus oitenta e poucos anos, certamente pelo seu hábito de sempre caminhar ao invés de usar carro. É uma figura um pouco intimidante, eu estava tenso, mas ele foi muito amável e até afetuoso", ressalta Meirelles.

Daqui, torcemos por uma boa adaptação, uma rápida finalização e esperar pra correr pro cinema!

"Se puderes olhar, vê. Se podes ver, repara.", a citação da contracapa do livro resume a nossa condição de meros [e anciosos, no meu caso!] espectadores...

3 comentários:

Amini Dórea, Elton Serra, Raphael Carneiro e Teófilo Henrique disse...

Finalmente saiu esse post...hehehe
Também estou muito ansioso para poder assistir.
Não precisa nem comentar o texto né?

Onde pego a carteirinha de fã?

Beijao moça

Unknown disse...

O blog tá sucesso futura jornalista!!!

beijosss

Vitor Manoel Barreto disse...

Moça bunita.

Lindo seu blog e os escritos estão em total conssonancia com os meus interesses culturais. O filme novo do meireles tá, de fato, prometendo bastante. a pauta gay tb super atual. vou até pra um encontro nacional universitário pela diversidade sexual em goiania. onde tem uma viagem, to caindo junto.

queria ver vc escrever sobre jorge ben.

show de vanessa foi? adorei.

fim de semana santo amaro muito bom tb. Agora nesse to desembarcando pra cachoeira - caruru dos sete poetas e muito samba de roda.

O jazz legal agora é no MAM, aos sábados, por 2 reais. Jam no Mam. Tá bombando. só não vamos combinar por conta da viagem de cachoeira, mas o show de zé ramalho, é ovio, que te encontro lá né?

bjo.