quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Salvador sedia o 1º Workshop de Programação para TV Pública


Discutir a sustentabilidade e o futuro da televisão pública brasileira, abordando assuntos como comunicação, cultura e produção independente. Isso é o que propõe o 1º Workshop de Programação para TV Pública , que acontece desde a última quarta-feira (22) e vai até a sexta-feira (24), no Hotel Sol Victória Marina (Av. Sete de Setembro, 2068 - Vitória), em Salvador. O objetivo é discutir as bases atuais da televisão pública e, a partir disso, propor novos parâmetros para a produção de conteúdo e organização de programações nessas TVs.

Promovido pelo Ministério das Comunicações (MinC), Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais, o encontro reúne gestores e programadores das TVs públicas, jornalistas, produtores e profissionais do Audiovisual e Webdesign, além de autoridades dos governos federal e estadual.


Hoje (23), em seu segundo dia, o workshop traz, a partir das 9h30, os painéis "Convergência Digital e a Formatação de Conteúdos" e "Produção Independente e Regionalização". Entre os provocadores estão Orlando Senna, secretário do Audiovisual do MinC, Rodrigo Savazoni, editor-chefe da Agência Brasil (RJ) e Fernando Dias, presidente da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV).


A abertura do evento contou ainda com a presença do ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, do governador Jaques Wagner e do secretário de Cultura Estado, Marcio Meirelles. Também presente no primeiro dia de evento, Orlando Senna, em entrevista a A Tarde, definiu o evento como uma oportunidade para "discutir caminhos que levem à emancipação do conteúdo das TVs públicas, de modo que estas fiquem eqüidistantes – tanto do poder público, quanto do poder econômico, representado em grande parte pelas TVs comerciais".


A opinião do secretário levanta um ponto comum, discutido nos diversos encontros nacionais sobre o tema: a TV pública como ferramenta de desenvolvimento político-social-cultural do cidadão brasileiro, independente do Estado e livre de pressões econômicas que prejudiquem seu conteúdo. Com anos experiência em televisão, já tendo trabalhado TV Cultura de São Paulo, o jornalista Paulo Henrique Amorim, em entrevista à Assessoria Geral de Comunicação Social (Agecom), afrma que a independência é necessária para uma produção televisiva de qualidade e livre de interferências.
Os interessados podem acompanhar o workshop via internet. Todos os painéis e mesas do encontro estão sendo transmitidos, em tempo real, através do site. A TVE Bahia também fornece, diariamente, material jornalístico sobre o evento até essa sexta-feira.

Nenhum comentário: